O estigma do etarismo - Banco de redações


Consequências do etarismo no Brasil

Enviada em: 10/04/2023

Status:

Corrigida
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O etarismo acomete quase todas as faixas etárias. Os jovens são tratados como inexperientes e as pessoas de meia idade preteridas no mercado de trabalho,mas os idosos são o grupo mais afetado por esse tipo de preconceito. Esse estigma que o idoso carrega acarreta graves consequências,principalmente psicológicas. A pessoa idosa tem suas opiniões ignoradas e,muitas das vezes, é excluída do convívio social. São vistas como pessoas que não podem mais contribuir ativamente com seu trabalho ou ideias. Entretanto, com a idade avançada vêm  vem a sabedoria e experiência,que possui, em alguns casos, mais valor que o conhecimento formal e acadêmico(Reestruture a discussão apresentada)

Ao analisarmos sem a lente do preconceito, veremos ao longo da História, (Sem vírgula) que existiram homens que fizeram sucesso com uma idade que muitos considerariam "tarde demais". Os exemplos são diversos e vão desde, (Sem vírgula) Immanuel Kant,um dos mais célebres filósofos modernos e que operou a "revolução copernicana da filosofia" e era intelectualmente ativo no auge dos seus setenta anos; passando por Harland Sanders (mais conhecido por "Coronel Sanders") que criou aos sessenta anos uma das redes mais das redes de fast food mais famosas do mundoKFC, até Charles Flint, que com mais de sessenta anos criou a holding que daria origem a IBM. Todos esses exemplos se aposentaram próximo dos oitenta anos,provando que a idade para eles não os impediu de continarem contribuindo para a sociedade. (Reestruture e explore a discussão apresentada com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) O mundo contemporâneo está intimamente ligado à alta tecologia e isso é associado à juventude por conta da dinamicidade das mudanças e o fato de que, (Sem vírgula) alguns CEOs do ramo de tecnoligia(conhecidas popularmente como "Startups") terem atingido o sucesso com uma idade muito precoce. Isso criou uma dicotomia entre os mais jovens, que teriam a imagem associada a maior produtividade e mais bem sucedidos, em oposição à pessoa idosa que não poderia mais contribuir com novas ideias. (Reestruture)

(Melhore a estratégia coesiva) Ao longo dos anos, o Estado brasileiro tem avançado no sentido de proteger os mais velhos com criação de legislação especifica que posssa ganrantir o respeito e a integridde  integridade fisica e psicológica desse grupo considerado vulnerável. Entretanto, o preconceito ainda existe e precisa ser desfeito,assimo  assim como todo tipo de preconceito. Para isso é necessário que toda a sociedade reconheça a importância da pessoa idosa, respeite seus limites e também valorize suas características e qualidades. Isso pode ser alcançado com a cooperação do Estado e da sociedade civil em torno de uma política de conscientização e valorização da pessoa idosa que têm tem muito a contribuir, com experiência,inteligência e,sobretudo, sabedoria. Tais características só são obtidas quando se chega a uma determinada idade e não são obtidas com tecnologia ou educação formal.  (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200