O etarismo (Vírgula) também conhecido como ageísmo ou idadismo, é o preconceito sofrido por uma determinada pessoa por conta de sua idade. Na atualidade é possível ver esse preconceito em diversas áreas e acontecer com diversas pessoas, sendo elas jovens ou idosas, sendo os mais afetados os idosos. Esse preconceito pode ajudar a desenvolver diversos malefícios na saúde das pessoas, como artrite ou problemas cardiovasculares. (Formule a tese)
Segundo a pesquisa Idosos no Brasil, 19% dos entrevistados já passaram por violência física ou verbal e 81% afirma que há preconceito contra o idoso no país. O preconceito pode se manifestar na área de trabalho, quando dizem a uma determinada pessoa (Vírgula) com idade igual ou superior a 50 anos, que ela está ultrapassada para exercer aquela função. Neste caso estariam diminuindo esse individuo por sua idade, definindo que não pode haver diferentes gerações no mesmo círculo. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Reveja o elemento coesivo mais adequado) Mas o etarismo não atinge apenas os idosos, também há casos de etarismo entre os jovens e adolescentes. (Melhore a coesão) E isso atinge a população mais jovens através da invalidação de suas opiniões ou por pressões psicológicas. No trabalho, esse preconceito acontece quando uma pessoa desqualifica um jovem apenas por causa de sua idade ou que não são levados a sério, com desculpas de que é novo e inexperiente com tais funções. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Como forma de mitigar a situação, podemos (Evite ideia de primeira pessoa) tentar retirar as diferenças no mercado de trabalho avaliando o potencial da pessoa e não sua idade, reestruturar as bases das pessoas ministrando a elas palestras de sobre as consequências do etarismo na vida das pessoas que sofreram com este assunto e não determinar a capacidade de uma pessoa por sua faixa etária. (Proposta incompleta. Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |