Na Grécia Antiga, o conselho era composto por anciãos, representando a sabedoria, que tomavam as decisões políticas. No entanto, a realidade mostra que existe um preconceito pela idade, o que denomina-se etarismo. (Melhore a relação entre as ideias) Nesse contexto, percebe-se um complexo problema: o etarismo no Brasil, fato que se enraíza na falta de políticas públicas e transtornos de saúde. (Muito bem. Formulou a tese)
Nesse cenário, em primeiro plano, é preciso atentar para a falta de políticas públicas. A isonomia é a garantia de oportunidades mesmo em condições diferentes. Porém, isso não ocorre visto que os jovens têm dificuldade para conseguir o primeiro emprego, já que não têm experiência. Assim, percebe-se a urgência de proporcionar novas perspectivas para esse público. (Na introdução você fala sobre idosos, mas argumenta a favor de jovens. Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, os transtornos de saúde ainda são um impasse para a resolução da problemática. Isso ocorre, por exemplo, quando idosos se isolam pois não encontram um propósito na sociedade. Para Aristóteles, a felicidade é o fim que todo ser humano busca. Com essa concepção de fim, os transtornos se amplificam. Cabe ressaltar que esse isolamento se agrava pois verifica-se, como afirma a ONU (Desenvolva a sigla), que adultos mais velhos tendem a ser excluídos de pesquisas que poderiam elucidar dados para iniciar projetos.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é premente que o problema seja dissolvido. Para isso, o governo deve criar um programa sobre o etarismo por meio de programas educacionais a fim de reverter as consequências do etarismo (Use sinônimos) no Brasil. Tal ação pode ser divulgada nas redes sociais e midiáticas para que atinja mais pessoas. Conjuntamente é preciso intervir nos cuidados aos transtornos de saúde. Dessa forma, é possível respeitar a sabedoria dos mais velhos e apoiar as novas gerações. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |