O filósofo brasileiro Raimundo Texeira, adaptou em 1889, o lema positivista “Ordem e Progresso” não apenas na bandeira nacional, mas também para a sociedade. No entanto, em um âmbito social onde há obstáculos para combater as consequências do etarismo no Brasil, percebe-se o contrário de uma nação em progresso. Nesse sentindo, cabe salientar que tais desafios são causados pela ineficácia estatal e pela alienação social. (Muito bem. Formulou a tese)
Diante desse cenário, em uma primeira análise, vale pontuar a inércia governamental em relação à problemática. No ano de 1988, o Brasil conheceu o documento mais importante de sua história: A a Constituição federal. Nela é previsto ser dever do Estado – ou deveria ser – assegurar a todos os cidadãos a inclusão social. No entanto, nota-se o contrário no que está descrito visto que esse empecilho está cada vez mais predominante em nossa sociedade contemporânea e algumas das consequências são: autoestima baixa, ansiedade e por fim a depressão. Logo, a omissão do Estado acerca da temática se mostra um grave problema.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é valido ressaltar a alienação social como um fator agravante desse viés. Desse modo, é lícito referenciar o filósofo grego Platão, que, em sua obra “A República”, narrou o intitulado “Mito da Caverna”, no qual homens acorrentados em uma caverna viam somente sombras na parede, acreditando, portanto, que aquilo é a realidade das coisas. Dessa forma, é notório que em situação análoga a à metáfora abordada a sociedade olha para o que acontece em relação ao etarismo no dia a dia e acabam supondo que isso é “a realidade das coisas” (Melhore a apresentação dessa discussão). Portanto, não é razoável que esse viés permaneça em uma sociedade que almeja tornar-se nação desenvolvida.
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, graças a ineficácia estatal e a alienação social, faz com que o Brasil continue com esse entrave enraizado na população. Mediante o exposto em suma, cabe ao governo – órgão de maior hierarquia e importância no âmbito social – assegurar o direito previsto, por meio de um projeto nacional intitulado “Chega de etarismo”. Esse projeto funcionará com a união dos órgãos municipais, estaduais e federais visto que é necessária uma ação coletiva visando a consolidação das diretrizes. Com trabalho desses agentes serão protocoladas publicidade acerca da temática dando ênfase na conscientização e garantia de uma visão equilibrada sobre envelhecimento na mídia. Essa iniciativa terá a finalidade de garantir a todos os cidadãos os direitos previstos na Constituição federal e fazer com que o Brasil se torne uma nação desenvolvida. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |