O etarismo é muito comum no Brasil e vem aumentando com o avançar da Modernidade e da tecnologia. Apesar de toda movimentação social contra diversos preconceitos, o preconceito por idade não é visto como uma pauta na maioria das vezes, pois não parece algo importante a primeiro momento – apesar de inúmeras consequências na qualidade de vida (Reestruture essa discussão). Diante disso, é preciso que o Ministério da Cultura, juntamente com o Ministério da Educação, tome medidas para conscientização das pessoas em diferentes canais de comunicação. (Formule a tese)
Sabe-se que o ser humano tem a necessidade de autoimportância, de se sentir validado e útil, como cita Tony Robins, "coach" americano, em uma de suas teorias das seis necessidades humanas, que se reflete num instinto humano de sobrevivência observado por Charlis Darwin. Partindo disso, pode-se perceber quão mal causa às pessoas ao desconsiderar suas opiniões e atos somente por ter determinada idade. Entretando, como os mais velhos, geralmente, estão pouco distante das novidades tecnológicas e modos modernos, acaba sendo os mais ignorados pela maioria dos jovens por viverem em um paradigma diferente, pois a tecnologia impactou uma mudança repentina na cultura e modo de viver, alterando, assim, a dinâmica natural e papel social de conselheiros que esse grupo possuía em tempos atrás, retirando seu senso de propósito, refletindo em consequências de saúde, como a depressão, debilidade e exclusão social; intensificando o prevalecimentos de outras doenças, do corpo e , principalmente, da mente. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, os jovens que, subestimados muitas vezes de suas capacidades, veêm-se se veem sem apoio na era da informação, onde tudo se transforma de forma rápida e continua, totalmente diferente do tempo que seus avós viveram. Toda essa falta de perspectiva da visão de mundo do próximo acaba separando relações e gerações de forma jamais vistas na sociedade, trazendo consequências do mesmo modo. (Truncamento) Gerando comportamentos que acaba se reforçando cada vez mais: os jovens veêm a terceira idade como pessoas debilitadas, quanto enquanto os mais velhos veêm os novos como uma geração sem perspectiva e inconstante.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para contornar essa situação, o Ministério da Educação, com o Ministério da Saúde, devem trabalhar em conjunto em projetos de conscientização, por meio das mídias, fomentando esses assuntos em programas e intervalos comerciais; e por meio de escolas, atualizando os temas no material didático e promovendo debates nas aulas sobre suas consequências, tanto na saúde, quanto nas relações (Melhore a construção dessa ideia). Com o tempo, resultará no aumento de consciência sobre o tema nas famílias e a concretude daquilo que Machado de Asis Assis falou, "um preconceito desfaz-se; basta a simples reflexão". (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |