De acordo com a legislação brasileira. (Truncamento) Lei nº 10.741 Estatuto do Idoso, a discriminação contra pessoas idosas é considerado crime, com pena de seis meses e um ano de reclusão, cuja lei está destinada a à terceira idade acima de 65 anos, sancionada em 2003 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tesee)
È vigente a sociedade, família, e do poder público (Melhore a construção de sentido) assegurar com absoluta prioridade, (Sem vírgula) a efetivação do direto á à vida, dignidade e respeito. O preconceito contra pessoas mais velhas interfere em todas idades, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o etarismo traz sérios danos ao bem-estar e ao envelhecimento saudável (Vírgula) além de afetar no cotidiano e psicologicamente. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Sucedeu-se com grande repercussão um ocorrido no dia 10 de março, (Melhore a coesão) o portal G1 publicou uma matéria de uma estudante do curso de biomedicina, Patrícia Linares de 45 anos, após ter sido vítima por de injúria e difamação, quando virou alvo de hostilidade por suas colegas de classe por ter mais de 40 anos, o caso aconteceu na universidade particular de Bauru (SP). (Explore mais a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se (Vírgula) portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos, por meio de campanhas com ênfase na conscientização, sobre o assunto nas escolas públicas, privadas e sociedade em geral (Vírgula) a fim afim de oferecer informações abrangentes (Vírgula) consolidando o meio social mais humano. (Proposta incompleta. Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
Explore a discusão com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |