É notório que o etarismo no Brasil manifesta sérias consequências para os direitos humanos e o bem-estar da população mais idosa. Dentre tantos fatores relevantes (Vírgula) vale destacar a dificuldade desses idosos de permanecer no mercado de trabalho e como a exclusão social vem afetando a saúde dessas pessoas. (Muito bem. Formulou a tese)
Em síntese é importante ressaltar a exclusão da terceira idade no âmbito profissional, desqualificando assim esse idoso. O preconceito que ocorre dentro dessas organizações é gigantesco e fica explícito a falta de humanidade por parte dos responsáveis. Segundo uma reportagem da UOL (2020), com base no cadastro geral de empregados e desempregados (Caged), a terceira idade é a maior prejudicada com a escassez de emprego formal. Estima-se que cerca de 600 mil trabalhadores com 60 anos ou mais perderam seus empregos entre o fim de 2019 e o final de 2020.
(Boa estratégia coesiva) Além disso esse preconceito vivido pelos idosos acabam gerando graves problemas sociais, afetando o bem mais precioso que é a saúde. Conforme levantamento realizado pelo chefe do departamento de mudança demográfica e envelhecimento saudável da Organização Mundial da Saúde (OMS), essas pessoas são as maiores prejudicadas aumento assim o desenvolvimento (Problemas na construção de sentido) de doenças crônicas, comprometendo a capacidade cognitiva e física, trazendo um sofrimento relevante para a sua vida. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Conclui-se que a manifestação do etarismo no Brasil, a grosso modo, afeta a população idosa sendo essa violada. Os direitos fundamentais devem ser respeitados (Vírgula) sendo crime impedir ou dificultar o acesso desse idoso em qualquer lugar por causa da idade. Uma das formas de abrandar essa discriminação que sucede nos dois fatores explicados seria de implantar políticas públicas e formas de combate voltada para idosos. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção (ação, agente, meio, finalidade e detalhamento). Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |