Ao longo dos anos, é notório o avanço da faixa etária mundial. Isso se deveu, entre outros, à consciência da sociedade acerca da necessidade de praticar atividades físicas e o avanço tecnológico, que proporciona procedimentos que otimizam a saúde das pessoas. Apesar disso, parte da sociedade enxerga o público que já se encontra na fase idosa com estranheza quando, por exemplo, desenvolvem determinadas atividades ou usam vestimenta normalmente vista em jovens, como se proibido fosse, sendo tal pensamento um preconceito contra a pessoa idosa, denominado de etarismo. O público idoso precisa ser incentivado a continuar em atividade, pois, dentre várias consequências do etarismo, pode-se citar o acometimento de doenças resultantes da inatividade, além da redução de contribuição para o sistema da Seguridade Social, que se constitui da Saúde, Previdência e Assistência Social. (Melhore a contextualização do tema)
A ciência demonstra que o cérebro saudável é aquele que sempre é estimulado, seja com exercícios físicos, seja com atividades que exijam o raciocínio, seja no desenvolvimento de projetos. A prática do etarismo, além de constranger as pessoas idosas, acaba por desestimulá-las às referidas experiências, dando espaço para o aparecimento de doenças, a exemplo da doença de Alzheimer, (Melhore a apresentação dessa discussão) resultando em hospitais privados e públicos com quantidade significativa de pacientes à procura de tratamento para algo que poderia ser pelo menos reduzido substancialmente.
(Melhore a estratégia coesiva) Com o aumento das enfermidades, os gastos do governo tendem a aumentar e a receita com os tributos já não é mais a mesma de outrora, quando não tínhamos uma sociedade tão envelhecida. Com menos pessoas contribuindo para a Seguridade Social, é imprescindível que as pessoas idosas sejam incentivadas a contribuir com o seu intelecto e sua força de trabalho, a fim de que se suavize a severidade de reformas no sistema previdenciário e para que se tenha mais recursos para financiar a saúde pública e o assistencialismo social, que atendem aqueles que não possuem condições de desenvolver atividade laboral.
(Boa estratégia coesiva) Assim, o etarismo é uma prática que deve ser rechaçada, uma vez que, a curto e longo prazo, pode trazer consequências irremediáveis, desde o aspecto mental da pessoa idosa até o financiamento do tratamento desse público, haja vista que temos cada vez mais idosos e menos jovens contribuindo para o Sistema de Seguridade Social, o que pode levar a um colapso no mencionado Sistema, sendo mais um fator importante para que se estimulem os idosos a explorar sua capacidade laboral, valorizando-o e reconhecendo sua importância para uma sociedade cada vez melhor. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |