O etarismo, idadismo ou ageísmo consiste no ato de discriminar alguém por causa de sua idade. Tal preconceito, no Brasil contemporâneo, tem sido praticado especialmente contra os idosos, mas pode ser uma ameaça a indivíduos de qualquer faixa etária. Nesse sentido, cabe avaliar as principais consequências para as vítimas dessa ação: sequelas psicológicas e isolamento social. (Muito bem. Formulou a tese)
Primeiramente, a discriminação etária pode acarretar sérios danos na saúde mental de um sujeito. Essa afirmação é válida, visto que esse tipo de violência pode estar presente em piadas e comentários hostis, tratamentos de humilhação ou até invalidação de um cidadão nos meios sociais. Por conseguinte, os traumas resultantes dessas situações podem levar a vítima a desenvolver transtornos como ansiedade, depressão, dentre outros. Desse modo, fica evidente a necessidade de prestar apoio psicológico às pessoas que são alvos do etarismo. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a solidão é outro grave efeito do idadismo. Esse impacto está relacionado, principalmente, à insegurança gerada na vítima frente às humilhações sofridas, a qual decide se ausentar do convívio social. Nesse sentido, consta em relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) que o isolamento daqueles que são violentados está intrinsecamente ligado à diminuição da qualidade e da expectativa de vida desses. Assim, esse entrave urge resolução, pois interfere negativamente no bem-estar e longevidade de inúmeras pessoas.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessária uma intervenção. Em primeiro lugar influenciadores digitais e ativistas devem se empenhar em produzir conteúdo de socorro às vítimas de discriminação etária, por meio de postagens informativas em redes sociais, a fim de auxiliar aqueles que foram agredidos e alertar a população acerca desse crime. Além disso, familiares e amigos devem ser incumbidos de ajudar aqueles que demonstraram se isolar após terem sofrido esse preconceito, mediante visitas e busca por órgãos de assistência no local, a fim de amenizar a ocorrência desse ato entre as pessoas violentadas. Dessa forma, espera-se que esse tipo de discriminação não mais afete a vida dos habitantes. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |