O etarismo é tido como o preconceito contra pessoas mais velhas. Na sociedade atual (Vírgula) tem se tornado cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, tendo como consequência a falta de empatia e a insignificância dos idosos na sociedade brasileira. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro. (Melhore a contextualização do tema)
Em primeira análise, pode-se destacar a falta de empatia com os idosos. Como por exemplo quando se diz: "Os mais velhos já tiveram a sua vez" ou "São muito velhos para isso". Dessa forma, percebe-se que a empatia e educação é muito importante para com eles, logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar. (Aborde a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a insignificância que deram aos idosos aumentou consideravelmente, visto que eles são importantes em nosso meio. De acordo com o Instituto Brasileuro Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 14,7 da população brasileira é composta por idosos. A pesquisa evidência a importância dos mesmos em nosso meio, mesmo que não recebam o respeito devido. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, a necessidade de combater o etarismo tem aumentado bastante. Por isso, é imprescindível que o Conselho Municipal do Idoso em parceria com escolas e universidades, (Sem vírgula) promovam palestras para mostrar as pessoas o que é o etarismo e como ele pode afetar o idoso, afim a fim de que a sua vivência seja melhor, evitando ficar a à margem de comentários desrespeitosos causados pelo etarismo em nosso país. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |