O filme "Um senhor estagiário" conta a história de um idoso que (Vírgula) ao trabalhar em uma empresa moderna, sofre por conta do preconceito de jovens que duvidam de seu potencial, mesmo este possuindo muita experiência na área. Fora da ficção, é possível observar essa mesma narrativa que segrega a sociedade por idades, sendo de extrema importância que surjam ações que conscientizem e diminuam o etarismo no Brasil. (Formule a tese)
Primeiramente, é importante destacar que o fato do Brasil possuir hoje mais aposentados do que em 1923 - que segundo o site O Senado passou de 4 para 15% -, não os isenta de problemas financeiros, sendo este o fator ocasionador de empréstimos bancários e um ciclo de dívidas sem fim, surgindo assim a necessidade da busca por empregos, mesmo na terceira idade. (Parágrafo frasal. Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além da questão financeira, também é fundamental alertar sobre as necessidades interpessoais e objetivos de vida destes indivíduos. Como exemplificador dessa temática, é possível citar o caso de Patrícia Linares, que mesmo com 44 anos de idade, realizou seu sonho de ingressar no curso de biomedicina, sendo alvo de ataques e deboches por colegas de turma mais jovens. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, é necessário que mudanças sejam feitas para a extinção do etarismo no Brasil. Um dos caminhos para a alteração dessa realidade pode surgir a partir das próprias famílias brasileiras, que possuem o dever de educar seus filhos a respeitarem os mais velhos, além de iniciativas do Ministério da Educação e do Trabalho, que poderiam criar projetos que incentivem estes indivíduos mais maduros à a voltar aos estudos e ingressarem no mercado de trabalho, dando assim mais visibilidade à pessoas como Patrícia. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deeixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |