A realidade de "Naruto" ratificada na prática! - Banco de redações


Consequências do etarismo no Brasil

Enviada em: 04/04/2023

Status:

Corrigida
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Em "Naruto", anime japonês, os conselheiros do Hokage, líder do país do fogo, são ninjas de elite com idade avançada, o que lhes proporcionam respeito e admiração dos demais ninjas. Infelizmente, essa narrativa destoa da realidade brasileira, em que uma parcela expressiva da população, ao contrário dos conselheiros do Hokage, são desrespeitados e hostilizados no cotidiano tupiniquim, o que torna essa temática algo grave. Assim, o silenciamento escolar e a má representação midiática são umas das consequências desse problema. (Muito bem. Formulou a tese)

Nesse contexto, é indubitável que o silenciamento escolar é catalisador para o etarismo no Brasil. A esse respeito, "Sociedade dos poetas mortos", filme americano, ilustra como a educação cidadã, através da construção de um caráter crítico sobre a importância do cuidado e do zelo com as pessoas mais velhas, transforma a vida dos estudantes. Entretanto, fora do universo audiovisual, as instituições de ensino brasileiras utilizam um método de ensino com aulas conteudistas e monótonas, ou seja, as disciplinas são lecionadas unicamente com o cunho de não refletir sobre a realidade (Argumento tendencioso), deixando de lado debates estudantis sobre o papel do cidadão na luta contra a violência que os indivíduos da terceira idade sofrem, tal como em "Sociedade dos poetas mortos". Dessa forma, a passividade escolar naturaliza o silenciamento diante do etarismo, logo, enquanto essa problemática se mantiver, a sociedade não progredirá.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a má representação midiática no que tange ao etarismo é um grande desafio a ser superado. Conforme Theodorno Adorno - sociólogo da escola de Frankfurt-, a indústria cultural transforma cultura em mercadoria, em vez de proporcionar reflexões que possam transformar o indivíduo e mudar o mundo. Destarte, a mídia não tem como objetivo primordial abordar temas de interesse social e coletivo, uma vez que sua grande preocupação está voltada para o mercado e para o consumo (Reestruture essa discussão). Dessa maneira, assuntos de grande relevância social, como o bem-estar físico e mental das pessoas idosas, não encontram espaço em sua programação, pois esse tipo de tema não gera rentabilidade aos veículos midiáticos, já que não se trata de compra e de venda.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, o Ministério da Educação - órgão responsável pela educação do país- deve criar um projeto de educação cidadã, por meio de palestras e de oficinas nas escolas. Espera-se, com essa medida, contribuir para o fim do etarismo no Brasil. Ademais, o Ministério da Comunicação deve criar campanhas de conscientização sobre a importância das pessoas mais velhas, através de divulgação nas principais mídias, tais como Rede Globo, Revista Veja e Grupo Folha, a fim de criar uma sociedade semelhante à​​​​​​​ a de "Naruto". (Proposta completa)

Comentários do corretor


Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     960


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200