Em "Naruto", anime japonês, os conselheiros do Hokage, líder do país do fogo, são ninjas de elite com idade avançada, o que lhes proporcionam respeito e admiração dos demais ninjas. Infelizmente, essa narrativa destoa da realidade brasileira, em que uma parcela expressiva da população, ao contrário dos conselheiros do Hokage, são desrespeitados e hostilizados no cotidiano tupiniquim, o que torna essa temática algo grave. Assim, o silenciamento escolar e a má representação midiática são umas das consequências desse problema. (Muito bem. Formulou a tese)
Nesse contexto, é indubitável que o silenciamento escolar é catalisador para o etarismo no Brasil. A esse respeito, "Sociedade dos poetas mortos", filme americano, ilustra como a educação cidadã, através da construção de um caráter crítico sobre a importância do cuidado e do zelo com as pessoas mais velhas, transforma a vida dos estudantes. Entretanto, fora do universo audiovisual, as instituições de ensino brasileiras utilizam um método de ensino com aulas conteudistas e monótonas, ou seja, as disciplinas são lecionadas unicamente com o cunho de não refletir sobre a realidade (Argumento tendencioso), deixando de lado debates estudantis sobre o papel do cidadão na luta contra a violência que os indivíduos da terceira idade sofrem, tal como em "Sociedade dos poetas mortos". Dessa forma, a passividade escolar naturaliza o silenciamento diante do etarismo, logo, enquanto essa problemática se mantiver, a sociedade não progredirá.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a má representação midiática no que tange ao etarismo é um grande desafio a ser superado. Conforme Theodorno Adorno - sociólogo da escola de Frankfurt-, a indústria cultural transforma cultura em mercadoria, em vez de proporcionar reflexões que possam transformar o indivíduo e mudar o mundo. Destarte, a mídia não tem como objetivo primordial abordar temas de interesse social e coletivo, uma vez que sua grande preocupação está voltada para o mercado e para o consumo (Reestruture essa discussão). Dessa maneira, assuntos de grande relevância social, como o bem-estar físico e mental das pessoas idosas, não encontram espaço em sua programação, pois esse tipo de tema não gera rentabilidade aos veículos midiáticos, já que não se trata de compra e de venda.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o Ministério da Educação - órgão responsável pela educação do país- deve criar um projeto de educação cidadã, por meio de palestras e de oficinas nas escolas. Espera-se, com essa medida, contribuir para o fim do etarismo no Brasil. Ademais, o Ministério da Comunicação deve criar campanhas de conscientização sobre a importância das pessoas mais velhas, através de divulgação nas principais mídias, tais como Rede Globo, Revista Veja e Grupo Folha, a fim de criar uma sociedade semelhante à a de "Naruto". (Proposta completa)
Comentários do corretor
Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |