As consequências do etarismo no Brasil podem ser diversas como, (Sem vírgula) danos psicológicos, isolamento do afetado, depressão e ansiedade, entre outros. O etarismo afeta, (Sem vírgula) em maioria os idosos e adolescentes. (Melhore a contextualização e formule a tese)
As pessoas que sofrem com isso tendem a ser descredenciadas por serem mais velhas ou mais novas, já que por terem idades diferentes “sabem menos”, isso pode acontecer em ambientes familiares médicos, entre muito outros. (Argumentação limitada. Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) O mercado de trabalho também pode ser muito afetado pelo etarismo. Isso acontece, pois, à medida que a pessoa envelhece as oportunidades se tornam raras. Ser contratado após os cinquenta anos é um grande desafio para a maioria das pessoas. Se trata Trata-se de algo muito complexo, se você pensar, aqui no Brasil os homens só podem aposentar com sessenta e cinco anos e com sessenta as mulheres. Na maioria absoluta dos casos, idosos são excluídos de cargos com salários maiores ou ficarem à margem do mercado de trabalho. (Reestruture a discussão apresentada)
(Melhore a estratégia coesiva) Em ambiente de trabalho ou educacional o etarismo também pode acontecer, fazendo com que as opiniões de idosos sejam invalidadas. (Não apresentou a proposta de intervenção. Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
Elabore um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 480 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |