Consequências do etarismo no Brasil - Banco de redações


Consequências do etarismo no Brasil

Enviada em: 04/04/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O etarismo é uma forma de preconceito realizado contra pessoas com base na sua idade (Vírgula) causando problemas não apenas para a população brasileira, mas em todo mundo. Sendo assim, esse tipo de preconceito pode trazer diversas consequências para a vida das pessoas que sofrem com a situação. Dentre os fatores, destaca-se a discriminação em ambientes familiares e ambientes profissionais. (Muito bem. Formulou a tese)

As causas desse problema na maioria das vezes são com grupos de pessoas mais idosas, principalmente em seus ambientes familiares, pois muitas vezes sofrem violência psicológica, verbal e física pelo fato de serem dependentes e a família achar que estão atrapalhando. (Argumentção limitada. Parágrafo frasal)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, tanto pessoas idosas quanto jovens demais acabam sofrendo discriminação em seus ambientes de trabalho tendo suas opiniões invalidadas e muitas vezes destratadas, isso quando acontece da empresa deixar de contatar  contratar ou mandar embora devido a sua idade, trazendo consequências psicológicas na vida de quem sofre a situação e indo de encontro com a legislação, pois de acordo com estatuto do idoso o etarismo pode ser considerado crime no Brasil. (Parágrafo frasal. Abordagem superficial)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, as consequências do etarismo são muito prejudiciais às pessoas. Com tudo, medidas devem ser aplicadas possibilitando mais informações sobre o assunto e punição de acordo com a lei. Assim, enxergando a situação com seriedade e disposição para as mudanças será possível uma conscientização maior entre a população.​​​​​​​ (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Comentários do corretor


Elabore um projeto de texto. Explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200