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Consequências do etarismo no Brasil

Enviada em: 04/04/2023

Status:

Corrigida
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Uma vida longa e saudável é desejada por pessoas de todas as idades, com o avanço da medicina as pessoas estão vivendo por mais tempo e a tendência é ir avançando cada vez mais, porém apesar do desejo de viver o máximo que puder e ter uma vida saudável, o preconceito e a aversão para com pessoas mais velhas, em especial idosos, é algo muito comum na nossa sociedade (Vírgula) principalmente pelos jovens. (Parágrafo frasal)

Em um caso recente que viralizou nas redes sociais estudantes de uma universidade gravam um vídeo fazendo comentários maldosos se referindo a uma colega estudante que possui uma idade mais avançada que a delas, no vídeo elas comentam que a pessoa a quem elas estavam se referindo não deveria estar numa faculdade e sim no asilo. Tal vídeo foi muito compartilhado na internet trazendo muitas reações negativas sobre o comportamento das jovens, várias pessoas relataram experiências pessoais e de pessoas próximas que ingressaram na faculdade com uma idade mais avançada. (Abordagem limitada)

(Melhore a estratégia coesiva) É certo que não existe idade limite para realizar conquistas como fazer uma graduação, porém a visão de que idosos devem apenas se aposentar e não ter mais objetivos de vidas para que passem seus dias na mesmice (Víirgula) como se ao tingir uma certa idade a pessoa não pode fazer mais nada é muito presente nos pensamentos dos brasileiros. (Abordagem limitada. Parágrafo frasal)

(Melhore a estratégia coesiva) Todos vão envelhecer um dia, hoje uma pessoa que destrata outra pela idade pode ser uma vítima do mesmo comportamento no futuro. Para erradicar esse preconceito no Brasil, instituições governamentais e de ensino (universidades e escolas) deveriam  devem criar e implementar um projeto buscando trazer palestras e workshops realizadas por pessoas mais velhas de diferentes áreas e de diferentes modos de vidas, onde eles possam falar sobre sua experiência de vida para concientizar  conscientizar jovens de que a vida não acaba depois de se aposentar e que ainda há muito para se viver. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     560


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200