Segundo o filósofo Samuel Ullman (Vírgula) "Ninguém envelhece apenas por viver vários anos", (Justaposição) com isso (Vírgula) diante do cenário atual (Vírgula) o etarismo é um grande problema ocultado no Brasil, (Melhore a coesão) no período do Brasil Império a quantidade de idosos que eram depostos do seu trabalho por consequência do etarismo é enorme, o que acabava acarretando vários problemas psicológicos nos indivíduos (Melhore a coesão textual), (Justaposição) além do mais é de grande importância salientar a quantidades de idosos e mulheres que sofrem com a falta de trabalho por conta do etarismo. (Melhore a contextualização e formule a tese. Parágrafo frasal)
Primeiramente, os problemas com o etarismo no Brasil vem aumentando gradativamente à medida que os idosos buscam por trabalhos, (Sem vírgula) quando não tem o auxílio necessário, e com isso muitos deles são julgados pela idade e não pela experiência, o que deveria ser essencial nesse caso, (Justaposição) em virtude disso a novela "Tereza" mostra o pai da personagem principal, que não consegue arranjar um emprego por conta da sua idade, o que desencadeia uma falta de direitos na sociedade brasileira. (Reestruture. Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Em uma segunda análise, no período da Revolução Industrial, a maioria das mulheres que trabalhavam eram as mais jovens e as que aguentavam a maior carga horária de trabalho. Esse cenário ainda pode ser encontrado atualmente, várias mulheres não conseguem emprego por ser mulher e sofrer com o machismo e também por ser mais velha, muitas acabam preferindo ficar em casa, o que resulta em vários problemas psicológicos. E com isso não conseguem reivindicar seus direitos. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma as redes de ensino, (Sem vírgula) devem criar projetos que mostrem as graves consequências do etarismo no Brasil, e apresente por meios de palestras que visem chegar também às redes sociais para que os jovens e toda a população brasileira saibam a grande importância de se conscientizar sobre esse assunto e lutar por seus direitos. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |