Os desafios da igualdade de idade - Banco de redações


Consequências do etarismo no Brasil

Enviada em: 04/04/2023

Status:

Corrigida
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No Brasil, o etarismo é visto como um estigma social no panorama atual. Tendo vista que os principais alvos desses atos preconceituosos são os jovens e os idosos, uma vez que as suas oportunidades de emprego e estudo estejam comprometidas devido à idade (Melhore a construção de sentido). É lamentável que tais paradigmas estejam fixos na sociedade.

Constantemente em nosso país a busca por trabalho formal tornou-se um desafio tanto para as pessoas mais experientes quanto para os iniciantes. Muitas empresas evitam contratar profissionais que acabaram de se formar, por julgarem não ter muita experiência no cargo ou, com base na aparência, acreditam que não serão capazes de exercer as funções necessárias com responsabilidade. Enquanto isso, a idade pode ser um obstáculo também para os idosos que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho, já que muitas vezes são vítimas de preconceito. Sendo assim, pode-se afirmar que há algumas divergências nos padrões implantados, pois mesmo tendo a experiência exigida ou a disposição requisitada, ambas as situações sofrem com o preconceito sobre sua faixa etária e isso pode fazer com que eles fiquem vulneráveis ao desemprego. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, ainda existem outros obstáculos presentes no meio educativo. Apesar de a educação ser fornecida a todos, diversas pessoas mais velhas sofrem com a pressão imposta pela sociedade, e por sua vez acabam sendo ignorados, rotulados como antiquados e tratados como se não tivessem direito ao acesso à educação. Bem como alguns jovens estudantes sofrem com a falta de visibilidade, isto é quando suas ideias e opiniões são descartadas por conta da problematização de idades, como se não tivessem direito a opinião críticas por serem considerados inexperientes. Dessa forma, aqueles que passam por tais ações podem experimentar sentimentos de desprezo e humilhação, já que suas opiniões são 'invisíveis' (Aspas duplas) para a sociedade, o que pode levar a quadros depressivos ou ao estresse. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessário que as escolas e demais órgãos públicos promovam conteúdos de aprendizagem que incentivem a continuidade dos estudos, tanto para pessoas mais velhas quanto para aqueles que buscam uma carreira profissional, dando a elas mais visibilidade comunicativa e proporcionando maior interação entre eles para que possa haver trocas de conhecimentos e valores, por meio de projetos educativos e reuniões programadas para discutir sobre a discriminação etária, além de ser preciso que o Ministério do Trabalho proporcione campanhas sobre a inclusão da população mais experiente no mercado de trabalho e a importância geração de empregos para os iniciantes na carreira profissional, a fim de diminuir o do desemprego no país e prevenir o aparecimento de problemas psicossociais. (Proposta completa) 

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200