Redação do Lairton - Banco de redações


Consequências do etarismo no Brasil

Enviada em: 04/04/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com o filósofo Immanuel Kant, qualquer ato que ofenda as vontades e a autodeterminação de outra pessoa é considerado imoral,pois trata-se de se colocar acima de outro indivíduo.Sob essa ótica,observa-se que a realidade brasileira se aproxima desta visão,tendo em vista que vários indivíduos são expostos ao ridículo por conta de sua idade, processo conhecido como etarismo.Casos como esse se devem ao preconceito social e omissão familiar. (Muito bem. Formulou a tese)

Sob esse viés, ressalta-se que o fruto dessa problemática é a intolerância cívica.Nesse sentido,postula-se que grande parte da sociedade atual tem preconceito contra a população com mais idade,uma vez que propõem discursos de ódio no que diz respeito a inserção dessas pessoas em diversos locais,como instituições universitárias por exemplo. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental apontar a negligência familiar como impulsionador do problema.À luz dessa perspectiva,aponta-se que diversos grupos familiares ministram seus filhos desde pequenos em teorias errôneas em que ridicularizam os indivíduos com mais idade que buscam êxito profissional (Reestruture essa discussão). Dessa forma,o preconceito familiar impossibilita o convívio cívico.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas favoráveis devem ser tomadas para a resolução desta causa.Posto isto,cabe ao Ministério de Segurança,em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos,promover projetos sociais que proporcionem o fim desses ataques contra a idade avançada,por meio da criação de campanhas que tragam à coletividade civil, (Sem vírgula) a conscientização do respeito social,mediante palestras e aulas extras nas escolas,com o fito de viabilizar uma civilização respeitável. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200