A estudante Patrícia Linares, no início de 2023, foi vítima de etarismo por colegas da faculdade, sendo ridicularizada nas redes sociais. Nesse contexto, nota-se que a discriminação baseada na idade é ainda persistente na sociedade atual. Logo, faz-se necessário analisar as causas de tal problemática: o preconceito social e o desinteresse coletivo. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira instância, é válido destacar que a Constituição federal de 1988 prevê a igualdade entre todos os brasileiros. Entretanto, vê-se que as pessoas que possuem mais idade não usufruem plenamente dessa igualdade, visto que sofrem diariamente com o preconceito presente na sociedade, o qual é manifestado, por exemplo, na desconsideração da opinião de uma pessoa apenas por ela ser idosa (Melhore a construção dessa ideia). Dessa maneira, o etarismo está presente na sociedade de forma estrutural, sendo, frequentemente, normalizado pelos indivíduos que a compõem. Assim, fica implícito que a discriminação etária precisa ser combatida para que a igualdade prevista pela Constituição seja efetivada.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é importante frisar também que o desinteresse coletivo em relação ao etarismo no Brasil contribui com a permanência desse problema socialmente. Nesse sentido, vale mencionar a obra "Banalidade do Mal", de Hannah Arendt, na qual a autora sintetiza a ideia de que a sociedade torna-se indiferente aos problemas sociais devido à recorrência dos mesmos. Nesse cenário, infere-se que a coletividade banaliza os problemas ligados ao etarismo, posto que esse é um empecilho assíduo socialmente, colaborando não apenas com o aumento do preconceito aos mais velhos (Vírgula) mas também com a continuidade de tal problema. Dessa forma, é inquestionável a necessidade de combate ao desinteresse coletivo para diminuir o etarismo no corpo social.
(Boa estratégia coesiva) Em suma, é indubitável que o etarismo é ainda presente na sociedade brasileira, sinalizando que ele precisa ser enfrentado. Conclui-se, portanto, que o Ministério da Educação (MEC), como órgão responsável pelas instituições de ensino brasileiras, deve conscientizar os estudantes acerca dos problemas relacionados ao etarismo, por meio de palestras e eventos que debatam sobre esse assunto, a fim de que, em longo prazo, esse problema seja atenuado na sociedade brasileira e, consequentemente, casos como o de Patrícia serão cada vez menos frequentes. (Muito bem. Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |