O etarismo na questão social - Banco de redações


Consequências do etarismo no Brasil

Enviada em: 03/04/2023

Status:

Corrigida
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O etarismo é a discriminação e o preconceito que se tem ligado à idade de um indivíduo, o qual geralmente ocorre entre pessoas mais novas em relação a pessoas mais velhas. Essa atitude, a qual está bastante presente atualmente, vem por infringir os direitos humanos, gerando consequências no meio social (Paralelismo) como também no acadêmico. 

Diante disso, o convívio com essa prática, num tanto discriminatória, se torna cada vez mais presente no âmbito social. Isso porque, de acordo com a ONU (Desenvolva a sigla), estima-se que uma em cada duas pessoas têm preconceito com os mais velhos, mostrando que essa situação é bastante recorrente, em que na maioria das vezes se julga um idoso e não se tem paciência com ele por questão etária, o qual ocorre no mercado, no ônibus, na faculdade ou na própria casa. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, os problemas também se atrelam na vida acadêmica, na qual pessoas mais velhas têm ido cursar um ensino superior em busca de seus sonhos e tem sofrido preconceito nesse meio. Como exemplo disso, temos o caso recente de uma mulher de 44 anos cursando Biomedicina que sofreu preconceito de seus colegas de uma turma mais jovem em uma faculdade (Vírgula) em São Paulo, em que essas atitudes vêm por representar a forma constante e presente do idadismo no meio atual. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, vale-se salientar a importância para com essa temática, em que se pode fazer campanhas conscientizadoras e denúncias por meio de sites e propagandas, e de leis que visem mais esse direito em relação à idade, o qual pode ocorrer através da participação populacional e do Estado. (Truncamento) Para que assim possa se ter um país mais igualitário e uma população que respeite toda e qualquer faixa etária. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200