O etarismo é o preconceito manifestado contra pessoas por causa de sua idade, afetando jovens e principalmente os idosos. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), um a cada seis idosos já sofreu algum tipo de violência, sendo o etarismo uma delas. Diante disso, tem-se um problema fomentado, (Sem vírgula) não só pela lacuna da valorização para com essas pessoas, mas também a falta de pôr colocar as leis em vigor. (Muito bem. Formulou a tese)
Diante desse cenário (Vírgula) deve -se ressaltar a lacuna de valorização como um dos impulsionadores do etarismo. Nessa perspectiva, pode-se citar que onde mais ocorre esse tipo de ato é no mercado de trabalho porque à medida que a pessoa envelhece as oportunidades ficam escassas e se torna um grande desafio ser aceito em uma empresa com mais de 50 anos (Melhore a coesão textual). Ou seja, percebe-se a desvalorização o a qual muitas pessoas com essa idade sofrem até mesmo possuindo formação acadêmica. Esse preconceito faz com que muitos desistam de sua vida de estudos e profissional por não se sentirem valorizados e tendo uma idade mais avançada.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, os entraves acerca da falta de pôr as leis em vigor sintetizam outro desafio a ser sanado com urgência. De acordo com o Estatuto da Pessoa Idosa, o etarismo é considerado crime no Brasil, essa lei visa estabelecer os direitos das pessoas idosas no Brasil, criando um mecanismo para garantir a dignidade das pessoas idosas e o respeito delas. Porém, não é observado essa lei sendo enfatizada pois ocorrem diversos casos que os acusados saem ilesos do acontecimento. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que o governo federal se faça presente diante desses fatos (Vírgula) os quais assolam grande parte da sociedade (Vírgula) por meio de ações, como valorizar e respeitar o outro independente da sua idade, a fim de diminuir o etarismo, o qual está se tornando pertinente na sociedade, (Justaposição) também a atuação da mídia com posts a respeito do tema para que a população mantenha-se informada. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |