A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê, em seu artigo 6º, o direito ao trabalho, educação e saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa as consequências do etarismo no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o preconceito que ocorre com pessoas mais novas e mais velhas no mercado de trabalho. Nesse sentido, o etarismo se manifesta de forma que suas opiniões são invalidadas e não sejam capazes de cargos maiores por serem considerados jovens demais, ou salários iguais por serem mais velhos, mesmo que exerça uma função igual a de outros (Delimite e explore com mais produtividade). Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista Jonh Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como trabalho, o que infelizmente é evidente no país.
(Boa estratégia coesiva) Ademais é fundamental apontar a discriminação com pessoas idosas em âmbito profissional como impulsionador da depressão e do isolamento social nessa classe no Brasil. Segundo o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), 16,8% dos brasileiros com mais de 50 anos sofrem com algum tipo de discriminação em relação à idade. (Truncamento) Sendo que, (Sem vírgula) 13% da população idosa brasileira sofre com depressão, segundo dados da última pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019. Diante de tal exposto, o preconceito afeta a saúde mental, porque a mesma tende a ficar em isolamento e não se sente confortável no ambiente onde ela é basicamente rejeitada, o que pode causar depressão pois cada vez que a pessoa pensa em fazer algo, ela interioriza isso (Melhore a apresentação dessa discussão). Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível, que o governo do Estado, por intermédio de políticas públicas e programas, reforcem o cumprimento dos direitos de pessoas jovens e idosas - que sofrem com esse preconceito retrógado - a fim de garantir que os estereótipos baseados na idade sejam eliminados. Assim, se consolidará uma sociedade mais benevolente, onde o Estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma Jonh Locke. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |