A idade nos define? - Banco de redações


Consequências do etarismo no Brasil

Enviada em: 02/04/2023

Status:

Corrigida
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O etarismo, também chamado de idadismo ou ageismo, que tem sua origem norte-americana "ageism" (Vírgula) que é o preconceito relacionado à idade. (Truncamento) Muitas pessoas são excluídas da sociedade em diversos âmbitos pela sua idade, sejam jovens, ou idosos. (Melhore a contextualização e formule a tese)

Os principais problemas a partir do Evaristo se dão em questões profissionais e sociais. Na questão profissional, temos a exclusão dos mais jovens pela sua falta de experiência, que só será possível caso um emprego seja ofertados à  a eles, já pessoas idosas apresentam maior dificuldade na procura de empregos por serem consideradas mais "lentas", desatualizadas e pela maior chance de problemas de saúde, que podem gerar prejuízos aos empregadores. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) Em relação à inserção na sociedade, vemos as opiniões e conhecimento desses grupos sendo invalidadas por muitos. Podemos perceber que muitas vezes nem mesmo a família realiza a inserção social, a falta de inserção em grupos pode gerar diversos problemas psicológicos, acarretando em outros problemas em relação à saúde. (Reestruture a discussão)
 

(Uso inadequado do elemento coesivo) Contudo, para que esses problemas sejam resolvidos, cabe à sociedade e ao governo criar programas de inclusão tanto no âmbito social quanto profissional, para essas pessoas excluídas por suas idades. (Proposta incompleta. Parágrafo frasal)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     560


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200