As raízes da democracia remontam a Grécia Antiga, onde ela foi instaurada pela reforma de Clístenes, em que previa que todos os cidadãos tinham participação política direta, porém as mulheres não estavam inclusas nesse grupo. O Brasil é um país democrático, diferentemente da Grécia Antiga ele possui participação indireta e as mulheres representam 53% de seu eleitorado, diante disso a participação política feminina é extremamente importante, embora ainda seja muito pequena. (Contextualize o tema com mais clareza e formule a tese)
Tanto na Antiguidade quanto atualmente as mulheres não possuem os mesmos direitos que os homens devido à estrutura patriarcalista que está embutida na mentalidade da população, na qual os homens devem trabalhar e influenciar politicamente enquanto as mulheres devem ficar limitadas as tarefas domésticas e criação dos filhos.
Como consequência, as mulheres só passaram a conquistar seus direitos recentemente no Brasil, por conta disso a primeira presidente mulher da história do país só foi eleita em 2011, 122 anos após a Proclamação da República e ainda hoje elas ocupam menos de 15% dos cargos eletivos, segundo o IBGE (Desenvolva a sigla).
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é notável que a luta da população feminina pelos seus direitos é longa e continua até hoje, e a maneira de reverter a desigualdade de gênero história que foi observada é a partir do Ministério da Cidadania (Problema na construção de sentido), o qual deve desenvolver políticas de equidade de gênero, nas mais diversas áreas, tornar as instituições políticas locais onde as mulheres se sintam seguras e respeitadas e incentivar esse grupo a participar da política, até porque ele ela compõe a maioria do eleitorado, necessitando de representatividade. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
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Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |