Segundo o filósofo São Tomás de Aquino, todos os indivíduos de uma sociedade democrática possuem a mesma importância, além dos mesmos direitos e deveres. Entretanto, o que se observa na atual sociedade é o oposto disso, seja pela incipiência política, seja pela indiferença social. Nesse aspecto, uma análise acerca de suas causas faz-se necessária de modo a encontrar alternativas para combater esse embargo. (Muito bem. Formulou a tese. No entanto, a menção à mulher precisa estar clara)
Em 2022 celebrou-se 90 anos que o Código Eleitoral passou a assegurar as mulheres o direito ao voto. A luta pela igualdade de gênero não é recente, é fruto do trabalho de mulheres que se dedicaram e se dedicam pelo direito à participação política. Entretanto, os cargos eletivos de representação, (Sem vírgula) são majoritariamente ocupados por homens. O Brasil ocupa o 3° lugar na América Latina em representatividade feminina e, no ranking mundial, ocupa a 145° posição de atuação de mulheres na política. Ou seja, nos espaços de poder e decisão, as assimetrias de gênero permanecem enraizadas. Dessa forma, enquanto houver a sobreposição do pensamento masculino sobre a formulação e execução de políticas públicas, o gênero feminino não será considerado como prioridade em questões fundamentais de saúde, educação, assistência social e segurança pública.
(Boa estratégia coesiva) Diante dos fatos apresentados, infere-se, portanto, que medidas são necessárias para diminuir os impactos da violência de gênero na política. É necessário que o poder público promova debates, formule iniciativas legislativas e políticas, que fortaleçam a representação das mulheres no jurídico-legislativo, para romper definitivamente essas barreiras estruturais e avançar rumo à democracia paritária. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |