Na obra "Utopia" (Vírgula) do escritor Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social, (Sem vírgula) baseia-se na ausência de conflitos. Entretanto, ao analisarmos a realidade contemporânea, nota-se a falta de representatividade feminina na politica política, que contraria o livro de More. Nesse hiato, devemos analisar os causadores: o machismo na sociedade e as instituições educacionais. (Muito bem. Formulou a tese)
Primordialmente, é notório destacar que, (Sem vírgula) a educação é uns do causadores da problemática, já que ela tem a capacidade de informar e educar os estudantes, para que ao ingressarem na sociedade, (Sem vírgula) possam fazer diferente. A frase " a educação é uma arma poderosa capaz de mudar o mundo", de Nelson Mandela, trata- se de uma frase verídica, onde o ensino pode reverter a realidade. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o sexo feminino está cada vez menor em relação a política, uma vez que o machismo presente, (Sem vírgula) as impedem de crescerem. A Constituição elaborada em 1988, (Sem vírgula) mostra, (Sem vírgula) inúmeros direitos humanos, onde um deles é: todos somos iguais perante a lei, que apresenta ineficaz na realidade, já que a mulher vem sendo diminuída nessa área. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Assim (Vírgula) com o intuito de melhorar o problema, é necessário que, (Sem vírgula) as instituições de educação, financiadas pelo Estado, criem palestra sobre o combate do ao machismo e a importância da mulher na política, para que ao ingressarem na sociedade não tenham pensamentos e atitude negativas, em relação ao dilema. E, também , cabe ao governo manter as promessas feitas, através de punição contra os responsáveis. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |