A participação feminina de forma ativa no mercado de trabalho é uma temática bastante abordada nos últimos anos, pois, (Sem vírgula) cada vez mais o corpo social cria a mentalidade de igualdade, pois segundo o pensador Bernardo Alexandre (Vírgula) "Para que haja equilíbrio social na contemporaneidade precisamos voltar nossos olhares á à educação inclusiva''. Porém esse equilíbrio está longe de ser alcançado, ainda mais no âmbito político, e para a reversão deste processo é necessário um maior foco midiático nas mulheres na política e o apoio educacional. (Formule a tese com mais clareza)
Primeiramente, pouco é falado sobre a mulher na política no Brasil, mesmo sendo a maioria do eleitorado, (Justaposição) observando esse cenário é essencial a busca pela a elevação do interesse feminino no âmbito político, principalmente por através de meios midiáticos, pois segundo o poeta Romano Sêneca (Vírgula) "É lento ensinar por teorias, mas breve e eficaz fazê-lo pelo exemplo", desta forma é explicito que o exemplo não só nos ensina como diz o poeta, como também nos inspira. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade. Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é urgente a mudança de pensamento sobre o papel da mulher na sociedade, principalmente quando o assunto é trabalho, e consequentemente a política, (Melhore a coesão) e a educação tem um papel fundamental em relação a essa mudança de pensamento, pois segundo o educador Paulo Freire (Vírgula) "Educação não transforma o mundo,educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo", comprovando a importância da educação não só para o bem-estar do indivíduo (Vírgula) como também o social.
(Boa estratégia coesiva) Por fim, é evidente a necessidade de mudança não só cultural, como comportamental, e para tal feito é indispensável que o Tribunal superior eleitoral (TSE) em parceria com redes midiáticas deve fazer a divulgação de materiais e conteúdos como entrevistas e propagandas sobre a trajetória de grandes mulheres na política em grandes (Melhore a coesão) meios de comunicações para um maior interesse e reconhecimento do público feminino incentivando cada vez mais meninas e mulheres a entrarem nesta carreira tão importante para o nosso país. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita. Prágrafo frasal)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Reveja proposta de intervenção. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 560 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |