[Sem título] - Banco de redações


A importância da participação da mulher na política

Enviada em: 25/03/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Durante a Antiguidade ocidental (3500a.c- 476d.c), na Grécia antiga, na cidade de Atenas, mulheres não usufruíam de nenhuma participação no Estado por serem consideradas incapazes. Apesar de tal ato datar séculos atrás, taciturnamente, ainda se faz presente na hodiernidade,visto que, (Sem vírgula) a mulher dispõe de pouca participação na ocupação de cargos políticos. Diante desse cenário é necessário analisar não só a principal causa (Vírgula) como também a consequência da persistência desse problema no país.

Em primeiro lugar, é importante destacar que o fato das mulheres terem pouca representatividade na política advém principalmente da falta de mudança na concepção da sociedade, dado que durante anos a mulher foi considerada inapta a executar o poder político. Tal como é explicito no artigo 4 do código federal de 1916, onde a cidadã é equiparada á a : adolescentes, ébrios, viciados, pródigos e indígenas, sendo assim consideradas politicamente incapacitadas. A vista disso, apesar da lei ter sido arrevogada  revogada há a anos, ainda se faz presente no imaginário social. Situação que deve ser transformada. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Por consequência, observa-se a falta de representatividade feminina no Brasil em relação a política, visto que a mesma, apesar de ser maior número no Brasil, não se sente representada pelos seus líderes governamentais (Vírgula) já que a maioria são homens. Nessa perspectiva, a ideia da teórica política Hanna Pitkin afirma que se a mulher ocupa o maior número populacional, esta deveria estar de forma equitativa aos homens no espaço de poder. Ideia essa que não se aplica na sociedade, já que, de acordo com o Instituto Brasileiro De Geografia e Estatística, a mulher ocupa menos de 15% dos cargos eletivos.por isso, é urgente combater este cenário no país.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é mister que suceda uma transformação no imaginário da sociedade, afim de que a mesma descaracterize seu ponto de vista pautado em leis antigas. Para isso, urge que o ministério da educação promova (Vírgula) por meio de palestras públicas,a divulgação da importância da mulher na política, isso deve ser (Vírgula) por exemplo, empregado nas escolas afim a fim de que crianças e adolescentes sejam educados sobre o tema, além de estimular o desejo de introdução das mulheres na política. Somente assim mulheres terão maior participação no poder. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200