A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante
do país, prevê em seu artigo 5º que todos os cidadãos brasileiros
são iguais perante a lei. Conquanto, tal prerrogativa não tem se
repercutido com ênfase na prática quando se observa a participação
da mulher na política, dificultando, deste modo, a universalização
desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se
essencial a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar que menos de
1/4 da população feminina ocupam cargos políticos. Isso
ocorre, (Sem vírgula) porque há a falta de interesse do público feminino (Reestruture essa discussão).
Sob essa ótica, percebe-se certo preconceito por parte da
sociedade acerca dessa temática, de modo que ainda exis-
tem pessoas que pensam que lugar de mulher é apenas na cozinha.
(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, a obra "Utopia" (Vírgula) de Thomas More (Vírgula)
retrata a sociedade perfeita, a qual se caracteriza pela ausência
de conflitos e pela igualdade social, mas ao analisar o contexto
social brasileiro, percebe-se que a ficção está longe de se
tornar realidade. Com isso, o caráter de desigualdade social
política ainda se perpetua, por consequência da falta de
incetivo das próprias cidadãs, ao deferirem, pelo sistema
democrático, um representante masculino.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse.
Cabe ao Poder Executivo Federal, mais especificamente o Ministério
da Mulher, da Família e dos direitos humanos, conduzir o público
feminino à política. Tal ação deverá ser feita por meio de um
Projeto Nacional de Incentivo às Mulheres na Política, o qual irá
articular, junto aos gestores municipais brasileiros, campanhas,
divulgadas pela mídia social, a fim de que expliquem a importância
do corpo feminino na política. Dessa maneira, haverá cada vez mais
mulheres contribuindo para o governo do país. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |