Em 24 de fevereiro 1932, as mulheres brasileiras conquistaram o direito de votar, por meio do Decreto 21.076, do Presidente Getúlio Vargas. Diante disso, mesmo com a conquista do voto, estar em cargos políticos é um desafio presente na atualidade, mesmo havendo leis de incentivo. Portanto, cabe a análise da problemática. (Formule a tese)
Em primeiro lugar, no Brasil, a Lei 9.504/97, artigo 10, parágrafo 3º, foi criada para impedir com que os partidos indiquem todos os seus candidatos do mesmo sexo, impondo um limite de 70%. Conquanto, essa medida não vem sendo aplicada com a intenção esperada, pois tais partidos almejam apenas preencher o número mínimo de mulheres, obedecendo a lei e garantindo sua participação nas eleições. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, cerca de 30% das mulheres são permitidas a concorrerem a cargos políticos, porém, segundo os dados da PNAD Continuada 2021, 48,9% dos brasileiros são homens e 51,1% são mulheres, ou seja, a discrepância das vagas aos cargos políticos é desproporcional, não permitindo mais participações ativas para as mulheres. (Explore mais a discussão. Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a participação das mulheres na política é importante e deve ser respeitada. Medidas precisam ser tomadas pelo Poder Legislativo, onde sejam ampliados os números de vagas disponibilizadas às mulheres, não como um afago, mas como sujeitas participantes e ativas na sociedade, que infelizmente perduram resquícios patriarcais. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |