É indiscutível que na historia História, (Sem vírgula) as mulheres demoraram a ter voz ativa. Como se elas não fizessem parte da sociedade, tinham apenas o dever de servir seus maridos, cuidar de suas casas e de seus filhos. Não tinham direitos como os homens de poder votar, de poder estudar. Só em 1910 o primeiro partido político feminino foi criado. (Formule a tese)
Desde o início da República, em 1889, o país teve apenas uma presidente, Dilma Rousseff. (Melhore a coesão) E muitas pessoas ficaram contra a posse de uma mulher no poder republicano. Muitos acharam que ela não fosse "apta" a comandar o Brasil. (Truncamento) Pois, infelizmente, temos o machismo enraizado em nossa sociedade, o que faz com que pessoas acreditem que o homem é superior a mulher ou que tem papel distinto só pelo fato de ser homem subjugando a mulher como inferior. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Atualmente, as mulheres são a maior parte da população. (Truncamento) Mas nos cargos eletivos, continuam sendo a minoria. Com isso, muitas mulheres que querem entrar para trazer projetos, ajudar em criações de leis para melhoria da sociedade, não conseguem por não serem ouvidas ou por serem incapacitadas por homens nessa área por eles serem a maioria nesse ramo. Para elas conseguirem participar na política, precisam de muita ajuda, e até mais estudo que os homens. Ensinos superiores, cursos e tudo que possa destacá-las. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em virtude dos aspectos abordados, é importante que o Ministério da mulher, da família e dos direitos humanos, (Sem vírgula) possa criar uma lei no na qual qualquer área de trabalho tenha 50% mulheres e 50% homens. Assim, não só teríamos muitas mulheres na política, como em qualquer outro ramo trabalhista. (Truncamento) Fazendo com que tenhamos uma equidade profissional e uma grande participação da mulher na política. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deiixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |