A canção “Pagu” (Vírgula) das célebres cantoras brasileiras, Rita Lee e Zélia Ducan, desconstrói o estereótipo da mulher brasileira hipersexualizada para enaltecer o poder feminino. Nos versos são expostas às dores, alegrias e versatilidades do feminino brasileiro. Da obra musical para a realidade, no Brasil, é recorrente as indignações expressas na composição, tendo em vista que, (Sem vírgula) o debate sobre a importância da participação da mulher na política é omisso. Entretanto, é de extrema necessidade a discussão acerca desse tópico. Tendo ciência que, (Sem vírgula) é indubitável a integração da voz ativa feminina no cenário político nacional em virtude da ascensão da equidade de gênero junto à representatividade feminina no corpo social. (Melhore a progressão de ideias)
Em primeira análise, a participação de mulheres no quadro sociopolítico é o pilar estrutural para o alcance pleno da equidade de gênero. Com base nisso, o sistema patriarcal inserido na conjuntura contemporânea oprime a mulher em todos os panoramas. Isto é, as mulheres são privadas de direitos básicos, estereotipadas e vistas como um ser condenado à procriação, vestindo nelas desde a infância o sonho parvo de submissão ao masculino. Nesse viés, a vinculação das garotas aos serviços domésticos mistifica a crença nesses conceitos seculares, causando a perda de cérebros no país ao limitar estas meninas, apagando oportunidades tanto para o individual como para o desenvolvimento do país. Logo, este cenário contraria o artigo 5º da Constituição federal de 1988, que garante a igualdade de todos perante a lei, independente de gênero. Em síntese, a participação da mulher na política mostra-se necessária para a asseguração da garantia dos direitos regentes na Carta Magna.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a mulher na política abrange as questões exclusivas dos palanques, considerando que a representatividade feminina encoraja mulheres de todos os padrões sociais, e transcende a raça ou condição social. Sob essa óptica ótica, a voz ativa feminina nos aspectos sociopolíticos é de indubitável precisão, já que a comunicação é a dádiva que torna o ser humano o único animal racional. Desse modo, as mulheres que participam das perspectivas políticas de suas regiões e atrelam suas funções cognitivas à luta pelos direitos femininos e à queda das restrições socialmente impostas mudam o seu bairro (Reestruture essa ideia), e em uma coletividade mudam uma nação, parafraseando a jornalista e escritora brasileira, Clarice Lispector, a palavra é o domínio do mundo.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é mister que o Estado tome providências para englobar mais mulheres na política. Dessa maneira, cabe ao Ministério da Educação adicionar ao componente curricular das matérias história e sociologia mulheres notáveis, inventoras, escritoras, ativistas e políticas com o fito da nova geração ter o conhecimento da dedicação e relevância da mulher em todas as esferas sociais, (Justaposição) outrossim, o Poder Executivo deve vigiar as interações políticas no Senado para garantir que as representantes femininas não sejam exoneradas de debates e excluídas de discussões, e, (Sem vírgula) punir os que cometerem estas controvérsias, visando que o feminino brasileiro seja exaltado, assim como em “Pagu” (Vírgula) de Rita Lee e Zélia Ducan. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |