As mulheres nos dias de hoje tem muito mais liberdade política que no século passado; (Vírgula) porque a sociedade que foi se desenvolvendo no decorrer dos anos era, e ainda é, machista. (Truncamento) Mas como o mundo está em constante mudança, as mulheres foram conquistando seus lugares de direito tanto em cargos políticos, como cidadãs. Por exemplo, o voto feminino no Brasil foi reconhecido em 1932 e incorporado à Constituição de 1934, mas era facultativo. Em 1965, tornou-se obrigatório, sendo equiparado ao dos homens. Mas qual é a real importância da presença feminina na sociedade? (Melhore a apresentação das discussões iniciais)
Já se é consciente de que as mulheres muitas vezes se sacrificam esforçando-se ao máximo para cuidar muitas vezes de seus filhos, estudarem e ainda trabalharem, e mesmo assim são capazes de ter uma vida organizada sem se desmantelarem (Reelabore essa discussão). Com essa experiência de vida, certamente contribui para que esta trabalhe de forma muito eficaz e disciplinada no meio político, dando-às dando certas vantagens. (Discussão muito genérica)
(Melhore a estratégia coesiva) Um ponto interessante a se ressaltar é de que, como falado na introdução ao texto, esta sociedade ainda é machista e com o crescente emprego das mulheres na política é casto afirmar que estas estão ganhando mais voz e respeito na sociedade brasileira; (Vírgula) consequentemente aos poucos, (Sem vírgula) o machismo no meio brasileiro irá rumo ao cabo.
(Boa estratégia coesiva) Então, é certo que o próprio governo tenha afabilidade e busque aprovar mais mulheres capazes para o meio político brasileiro (Vírgula) mostrando assim a população o quão importante são as mulheres (Vírgula) e acabando assim com a maior parte do preconceito dos homens contra as mulheres nos cargos de autoridade. Também é correto dizer que os líderes já eleitos tenham uma atitude e conscientize a população através de cartazes, palestras, anúncios, de que se deve-se incentivar as mulheres a acenderem sem medo aos cargos políticos que desejarem. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |