A participação feminina na política brasileira teve início, (Sem vígula) após muita luta do movimento das Sufragistas, durante o governo de Getúlio Vargas, com a concessão do sufrágio às mulheres. Apesar dessa conquista, a falta de representatividade feminina nos cargos políticos continua sendo um grande problema, pois é fruto de uma sociedade machista e é mantido pela falta de informação das próprias eleitoras. (Muito bem. Formulou a tese)
Mormente, constata-se a herança helenística como feitora do problema. O que hoje se conhece como democracia teve berço na Grécia Antiga, em Atenas, onde a gestão pública era discutida pelos cidadãos na Assembleia Popular, a famosa Eclésia. Entretanto, apenas homens participavam, pois, segundo o pensamento machista, as mulheres eram inferiores aos homens e por isso não eram cidadãs. A crença de que as mulheres prestavam apenas para servirem a seus maridos se manteve por séculos, distanciando-as dos cargos políticos. Logo, fica clara a responsabilidade daquela sociedade pela problemática atual. (Explore a discussão apresentada com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é nítida a desinformação da população feminina acerca dos seus direitos como mantenedora da situação. Desde o ano de 1989, após o movimento "Diretas Já", o voto é direto e universal, promovendo a todos o direito de escolherem seus representantes, sendo que, de acordo com o IBGE (Desenvolva a sigla), o curral eleitoral é majoritariamente feminino, dando a esse público o poder da escolha. Porém, a falta de informação sobre o assunto culmina no desinteresse das mulheres pela política, não permitindo que as mesmas (Use quando houver ideia de igualdade) se candidatem e votem em representantes do mesmo gênero. Dessa forma, fica clara a inadmissibilidade do cenário perdurar.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas precisam ser tomadas para a reversão da situação. O Ministério da Educação, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de cada estado, deve realizar campanhas de conscientização sobre o direito ao sufrágio e a importância da participação feminina na política, por meio de palestras realizadas nas escolas e universidades, as quais serão destinadas a crianças e adultos. (Truncamento) A fim de que apenas a boa parte do legado grego permaneça e que não somente as mulheres, mas também a população em geral, (Sem vírgula) tomem ciência da importância da sua participação no Estado. Somente assim, a luta das sufragistas será honrada. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |