Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral(TSE), são 18% de mulheres na política, sendo que deveria ser no mínimo 30%, e isso reflete uma sociedade com discriminação de gênero, onde o poder do homen prevalece acima da mulher, a exemplos em trabalhos públicos, privados e domésticos.Isso mostra que ainda vivemos em um um país machista, onde a mulher tem a função de ficar em sua casa fazendo as "obrigações", na política elas não têm direitos de ocupar um cargo púúblico. (Melhore a contextualização. Formule a tese)
No Brasil, o percentual de mulheres é maior do que o dos homens, mas na política são poucas, porque o governo não busca oportunidades para as mulheres e não cumpri o que manda a Constituição 1988 (Víirgula) no Art 5 ,que diz que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações (Reestruture essa diiscussão).Em relação a isso (Vírgula) o país contradiz devido ao percentual baixo das mulheres na política e em outros locais.
(Melhore a estratégia coesiva) Dilma Rousseff, (Sem vírgula) foi a primeira Presidenta feminina do Brasil, mas as eleições de 2022, vimos que teve mais candidatas para a presidência dentre outros cargos políticos.A mulher na política é importante porque muitas delas podem representar outras mulheres ao criar leis e proteção contra o feminicídios ,criando mais oportunidades de qualificação profissional. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Por fim, as mulheres que trabalham na política, (Sem vírgula) devem criar projetos para que outras mulheres consigam também colaborar no meio político,assim haverá mais participação feminina. O governo terá que gerar verbas púbicas para que as candidatas às eleições possam apresentar os seus projetos para a população afim a fim de serem eleitas e com isso o país terá mais democratização de gênero e as mulheres seram serão mais representadas e respeitadas. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |