Nessa perspectiva "A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades" (Vírgula) segundo Paulo Freire. Assim ,mostra-se relevante pensar na importância da participação da mulher na política uma vez que os homens sempre ocupam o espaço público e a mulher o espaço privado (Melhore a apresentação dessa discussão). (Melhore a progressão de ideias) Configuram as maiores problemáticas desse pernicioso cenário.
De início, é notório destacar que os homens sempre ocupam o espaço p´´ublico. Isso porque temos uma sociedade construída sob o machismo e patriarcado. Prova disso recai "de acordo com o IBGE (Melhore a coesão e coerência dessa ideia) o sexo feminino ocupam hoje menos de 15% dos cargos eletivos" (Sem aspas). (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais cave cabe ressaltar que as mulheres ocupam sempre o espaço privado. Esse contexto envolve homens ocupando cargos na política e as mulheres cuidando dos afazeres de casa. Sendo assim, torna-se urgente reconhecer que esse processo resultou hoje em desde (Melhore a construção de sentido) o início da republica o país teve uma única presidente, Dilma Rousseff.
(Boa estratégia coesiva) Com o objetivo de minimizar a falta de mulheres na política (Vírgula) é dever do Estado construir leis que valorizem essas mulheres para que consigam lugares no espaço público. Somente assim veremos uma sociedade igualitária. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
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Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |