A Constituição federal de 1988, documento jurídico, prevê (Vírgula) em seu artigo 5°, o direito à igualdade como inerente a todo cidadão residente no país. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a baixa representação feminina na política institucional, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa concepção é inevitável a análise dos fatores que favorecem esse quadro. (Formule a tese com mais clareza. Apresente os elementos que favorecem esse quadro ainda na introdução)
Primeiramente, é fundamental apontar a lenta mudança de pensamento social como impulsionadora da desigualdade política no Brasil. De acordo com, (Sem vírgula) a filósofa marxista, Rosa Luxemburgo: “ Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres”. Resquícios de uma sociedade, ainda, com pensamento patriarcal e atitudes machistas, e que diminuem, erroneamente, o papel da mulher. (Explore mais o argumento apresentado)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é preciso apontar ausência de medidas governamentais firmes no combate a esta desigualdade. Conforme os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o seguimento feminino tem representatividade majoritária, contudo só pouco mais de 10% ocupam cargos políticos. Relevante incentivar a entrada e condicionar sua permanência na vida pública. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos no país. Para isso, é imprescindível que o Executivo e o TSE promovam mudança na lei de cota para mulheres. Fazer uso, com devidas adequações, da fórmula aplicada nas cotas raciais; embasada com campanhas educacionais, debates e precisão de uma correção histórica. (Truncamento) A fim, (Sem vírgula) de inserir a diversidade entre as representantes mulheres na política. Desse modo, esta expressiva parcela da sociedade, (Sem vírgula) consiga conseguirá usufruir dos direitos garantidos constitucionalmente. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |