A filósofa Simone de Beauvoir afirmou que o mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles. Essa frase pode ser aplicada ao atual contexto político brasileiro quando se trata da representatividade feminina, já que mais da metade da população brasileira é composta por mulheres, porém, nos espaços públicos, elas ocupam menos de cinquenta por cento, o que é um problema. Assim, essa problemática, por sua vez, tem origem na mentalidade machista e patriarcal que domina todos os setores da sociedade, em especial as escolas e a mídia, que acabam colaborando para manter essa baixa representatividade feminina na política. (Muito bem. Formulou a tese)
Primeiramente, a infiltração do patriarcado no sistema educacional brasileiro gera a pouca representatividade feminina na política. Isso acontece pois as escolas não incentivam as mulheres a lutarem por cargos de poder, sendo sempre subordinadas a um sistema majoritariamente masculino que não defende as prioridades femininas. Nesse sentido, o livro "Pedagogia do Oprimido", de Paulo Freire, vai contra isso, visto que ele desenvolve a ideia de que o papel da escola é de ensinar o oprimido, que, no caso, são as mulheres, a se libertar do opressor, ou seja, o sistema machista. Dessa maneira, infere-se que o sistema educacional é manipulável ao não ensinar as mulheres que (Essa discusão é tendenciosa), sem a política, não será possível que elas se libertem do patriarcado.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, os meios midiáticos, atrelados à mentalidade patriarcal, são responsáveis pela continuidade da baixa representação feminina nos espaços públicos. Isso se deve ao fato de que a mídia, por influência do machismo, não noticia essa realidade como deveria, assim, normalizando-a, além de não incentivar a entrada de mulheres na política de modo adequado. Nesse sentido, o jornalista Caco Barcellos afirmou que a mídia abre mão do seu papel pedagógico que, nesse caso, é o de conscientizar a população sobre a desigualdade de gênero na política. Assim, ao não conscientizar a sociedade sobre isso, a mídia se torna cúmplice do machismo.
(Boa estratégia coesiva) Desse modo, o pensamento machista é o principal responsável por manter uma baixa representatividade feminina na política, e isso precisa ser solucionado. Para isso, o governo deve criar uma força tarefa institucional de incentivo ao aumento da participação feminina na política por meio de projetos de conscientização na mídia e nas escolas, como palestras e feiras de profissões, para que o espaço público se torne mais igualitário e, assim, nem mulheres e nem homens serão oprimidos. Dessa maneira, a escassa representatividade feminina na política deixará de ser o mais escandaloso dos escândalos. (Muito bem. Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |