O Código Civil de 1916- lei federal que considerava a mulher politicamente incapaz- retrata a precária situação que mulheres eram submetidas diariamente, trazendo efeitos negativos presentes ainda na sociedade atual, como a baixa representatividade da mulher na política. Nesse sentido, é lícito afirmar que a mentalidade social e a desigualdade de gênero contribuem para a perpetuação desse cenário negativo. (Muito bem. Formulou a tese)
Nessa perspectiva, é imperioso destacar que essa problemática é fruto da mentalidade social, já que a ideia de que a mulher não participa ativamente da política é um pensamento estagnado a há muito tempo na sociedade (Vírgula) que na maioria das vezes não se importa com o cenário atual ou não compreende a importância de mais mulheres exercerem cargos políticos. (Parágrafo frasal. Explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale também ressaltar que a desigualdade de gênero e sua intrínseca relação com a baixa representatividade da mulher na política é excepcionalmente elevado. As mulheres, há pouco mais de 90 anos (Vírgula) não tinham sequer direito ao voto e mesmo representando 53% dos eleitores, ocupam menos de 15% dos cargos políticos. (Explore mais a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Fica exposto, portanto, a necessidade de medidas para mitigar a baixa representatividade das mulheres na política. Destarte, as secretarias de educação devem desenvolver projetos educativos, por meio de palestras e de dinâmicas que mostrem aos alunos, principalmente para as alunas, a importância da política para o desenvolvimento do país e o ingresso ativamente no mesmo. Isso deve ser feito com a finalidade de ultrapassar a mentalidade social de que mulheres não fazem parte do meio político e aumentar a ingressão de candidatas do sexo feminino ao congresso. Por fim, será possível criar um país mais democrático e longe da realidade de 1916. (Muito bem. Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |