No Brasil cerca de 51,9% da população é mulher, segundo uma pesquisa feita pela PNAD (Desenvolva a sigla). Por mais que a maioria da população seja mulher, as mesmas (Use quando houver ideia de igualdade) sofrem com o descaso concernente ao preconceito por elas sofrido no âmbito político. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
A falta de confiança e o preconceito são dois dos diversos fatores que levam à falta do poder feminino na política, que é de grande, e fundamental, importância que as mesmas tenham lugar de fala, principalmente participação, não restringindo-se somente ao poder de eleger sem ser eleita. (Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) De acordo com um levantamento feito pela ONU (Desenvolva a sigla), o Brasil encontra-se em 120º lugar -no ranking mundial- acerca da quantidade de mulheres presentes no governo. O preconceito e a falta de voz feminina proporcionam cenários políticos com a égide do machismo, em que o homem decide como e quando vai ser, restringindo a mulher aos afazeres domésticos. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) A falta de políticas públicas, aliado à ausência ou diminuição da conscientização das mulheres por parte de seus direitos constitucionais, ocasiona a falta de interesse e lugar com relação ao campo político. Campanhas midiáticas aliadas às iniciativas públicas deixarão a voz da mulher torna-se evidente no campo político, além do mais elas teriam consciência que podem, e devem, participar ativamente na política. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |