Mulheres na política nacional Wendell - Banco de redações


A importância da participação da mulher na política

Enviada em: 16/03/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No Brasil cerca de 51,9% da população é mulher, segundo uma pesquisa feita pela PNAD (Desenvolva a sigla). Por mais que a maioria da população seja mulher, as mesmas  (Use quando houver ideia de igualdade) sofrem com o descaso concernente ao preconceito por elas sofrido no âmbito político. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

A falta de confiança e o preconceito são dois dos diversos fatores que levam à falta do poder feminino na política, que é de grande, e fundamental, importância que as mesmas tenham lugar de fala, principalmente participação, não restringindo-se somente ao poder de eleger sem ser eleita. (Parágrafo frasal)

(Melhore a estratégia coesiva) De acordo com um levantamento feito pela ONU (Desenvolva a sigla), o Brasil encontra-se em 120º lugar -no ranking mundial- acerca da quantidade de mulheres presentes no governo. O preconceito e a falta de voz feminina proporcionam cenários políticos com a égide do machismo, em que o homem decide como e quando vai ser, restringindo a mulher aos afazeres domésticos. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) A falta de políticas públicas, aliado à ausência ou diminuição da conscientização das mulheres por parte de seus direitos constitucionais, ocasiona a falta de interesse e lugar com relação ao campo político. Campanhas midiáticas aliadas às iniciativas públicas deixarão a voz da mulher torna-se evidente no campo político, além do mais elas teriam consciência que podem, e devem, participar ativamente na política. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200