Atualmente, a mínima (Vírgula) ou até mesmo a falta (Vírgula) da participação da mulher no eleitorado brasileiro, tem se mostrado cada vez mais vigente como mostram as pesquisas e estatísticas do IBGE (Desenvolva a sigla). (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Uso inadequado do operador argumentativo) Ademais, podemos perceber que ainda está em vigência uma sociedade machista que não vota e nem elege mulheres, ou, que até mesmo proíbem a participação feminina naquilo, (Sem vírgula) que é, (Sem vírgula) um direito seu conquistado, a partir, (Sem vírgula) de suas lutas e protestos ao longo da história. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Entretanto, menos da metade dos deputados da Câmara Legislativa federal são constituídos por mulheres, sendo ainda menor o número de mulheres negras, se não existem mulheres que propõe leis, como a participação política feminina terá como efetiva seus devidos direitos? (Explore mais a discussão)
(Ideia de conclusão) Sob essa óptica ótica, está claro que a sociedade em si e o governo federal, bem como órgãos públicos devem aplicar devidamente os direitos feministas, de votar e ser votado. Implementação de campanhas devidamente eficazes, espaços destinados à a mulheres deputadas, e a devida motivação de que seus votos contam e que serão ouvidas, mostrando ao mundo e a sociedade machista em vigência que podemos sim, (Sem vírgula) viver em igualdade. (Truncamento) Estabelecendo leis que trarão um mundo em sociedade devidamente utópico, evidenciando que esse conceito não é uma ilusão criada pelo positivismo. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |