Em 1888, a princesa Isabel exercendo a regência na ausência de seu pai, (Sem vírgla) mudou a história do Brasil pedindo o fim da escravatura. Apesar de seu ato significativo para o país, atualmente muito tem se questionado sobre a importância da mulher na política. (Formule a tese)
Observando o cenário atual muitas mulheres ao passar dos anos lutaram e defenderam os direitos das mulheres e outras causas. Celina Guimarães Viana, foi ferrenha ao defender o direito feminino ao voto e acabou se tornando a primeira mulher brasileira a votar, vítima de violência doméstica, a cearense Maria da Penha, de 71 anos, tomou seu caso como inspiração e, em 2006, viu seu nome dar título à lei que condena severamente agressores, temos também Bertha Lutz, princesa Isabel, Marielle Franco, entre outras.
(Boa estratégia coesiva) Por outro lado ainda podemos perceber a desigualdade das mulheres em vários setores trabalhistas, e na política não tem distinção, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram em torno de 9 mil mulheres que se candidataram aos cargos disponíveis na política, porém apenas 302 mulheres foram eleitas, o que se faz bem distinto, pois em torno de 1346 homens foram eleitos. Porém essa desigualdade vai contra a Constituição federal no artigo 7° diz que:"Todos são iguais perante a lei...".
(Boa estratégia coesiva) Mediante o exposto e em contrapartida para combater a desigualdade na política, deve-se distribuir igualmente o números de cadeiras disponíveis entre homens e mulheres, deve-se incentivar as mulheres a se candidatarem, dispondo um tempo de programação eleitoral um pouco maior, incentivar o interesse na população através de campanhas, na escola, atividades da comunidade entre outros. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |