É de conhecimento geral que o machismo sempre esteve enraizado na sociedade, sendo reforçado, muita das vezes, quando mal se vê a presença das mulheres nos cenários importantes da política, expondo também a desigualdade que ainda existe no mundo. (Contextualize o tema com mais clareza e produtividade. Formule a tese. Parágrafo frasal)
Segundo dados do IBGE (Desenvolva a sigla), o Brasil conta com pouco mais da metade da população brasileira sendo feminina, e mesmo assim, são poucas as aparições delas em cargos políticos do país. De acordo com o Senado, desde 1889, no início da República, até os dias de hoje, só houve uma única mulher presidente no território, Dilma Rousseff, e apenas 16 governadoras mulheres. (Explore mais a discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Uma nação que contém a presença das mulheres como minoria no cenário político, (Sem vírgula) reforça cada vez mais o machismo e a desigualdade na sociedade, onde não existe a representatividade feminina no país. Jovens da atual geração crescem com a ideia preconceituosa e machista de que é normal a pouca e quase inexistente aparição das mulheres nos cargos políticos brasileiros, quando se é na verdade, (Sem vírgula) uma amostra do preconceito que existe na população. (Abordagem superficial)
(Boa estratégia coesiva) Dado ao exposto, é de extrema importância a aplicação de medidas visando a importância da mulher na política. De início, cabe aos órgãos públicos campanhas e publicidades que demonstrem a representatividade feminina, para que dessa forma, (Sem vírgula) jovens e adultos mudem suas formas de pensarem e consequentemente reconstruam uma sociedade mais justa, sem preconceitos e de forma mais igualitária para todos. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |