A Constituição federal de 1988-norma de maior hierarquia no sistema jurídico brasileiro (Vírgula) assegura a todos a igualdade perante a lei, sem distinção de qualquer natureza , (Justaposição) entretanto não é o que se observa atualmente ,já que a participação feminina nas esferas sociais são minoria (Vírgula) principalmente se tratando de cargos eletivos (presidência , senado etc) . A partir de 1899 início da república (Melhore a construção de sentido) o país só teve apenas uma presidente mulher, Dilma Rouseff.
Dentre os países com menor participação política das mulheres (Vírgula) o Brasil ocupa a 142º posição dos 193 países existentes no mundo. Além disso ocupar um cargo público é bem distante da realidade de muitas jovens brasileiras . (Truncamento) O que as faz descartar essa possibilidade em sua carreira , e as que já ocupam que deveriam representa-lás reppresentá-las não recebem sua devida importância ,e nas escolas pouco se é discutido sore o assunto (Melhore a construção dessa discussão), o que cria adultos alienados não os deixando a par de seus direitos, nem de sua participação ou dos problemas enfrentados no ambiente político.
(Boa estratégia coesiva) Mediante os fatos apresentados (Vírgula) cabe á à educação brasileira maior discussão sobre a vida pública da mulher, para uma possível progresso em sua atuação no governo (Vírgula) além de deixar os alunos informados de seus deveres e obrigações na sociedade.E á à população brasileira dar a devida importância , á mulher pública pois auxilia na diversidade e na representatividade de seu sexo e nos interesses e necessidades do grupo. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 480 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |