Na Grécia Antiga (Vírgula) apenas homens tinham o diteito de participar da política e ser cidadão, efetivamente. Trazendo para um momento atual (Vírgula) é evidenciado que parte dessa conjectura permanece, tendo em vista que a escassez de mulheres como representantes em cargos eletivos, o que reforça a importância feminina na política brasileira como forma de resistência aos problemas que as repelem desse meio, como a violência e o machismo. (Muito bem. Formulou a tese)
No Rio de Janeiro (Virgula) a vereadora Marielle Franco sofreu um atentado, que seria fatal. Esse, como vários outros, são exemplos da violência que a mulher enfrenta no viver político, o que as afastas cada vez mais da representatividade, pelo medo de ser atacada. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o machismo estruturado na sociedade, que diminui a mulher a um ser incapaz, evidenciado quando apenas 15% das mulheres ocupam cargos eletivos, que reprime e esconde o potencial feminino, reduzindo-as a uma extensão do homen e incapaz de ser protagonista. (Parágrafo frasal. Reestruture e explore a discuussão com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Após tudo o que foi apresentado, é imprescindível que o governo federal, por meio de programas socias, incentive a participação dessas mulheres na política, não apenas como eleitores, mas como representantes efetivamente, com o objetivo de encorajar-las encorajá-las ao protagonismo e só assim quebrar o ciclo patriarcal que se instala desde o período mais antigo até a atualidade. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |