O filme "As sufragistas" retrata a luta feminina pelo direito ao voto em 1912 (Vírgula) na Inglaterra. De forma análoga, a obra traz à tona questões sociais associadas ao sexo ainda presentes, como a dificuldade da participação das mulheres na política. Desse modo, urge a necessidade de debater os motivos para a persistência da problemática e intervir na propagação do discurso conservador. (Formule a tese com mais clareza)
Sob esse viés, evidencia-se o pico do feminicídio em 2022, com uma vítima a cada seis horas. Esse aumento em relação ao ano anterior contrapõem o avanço significativo do movimento feminista nas últimas décadas, podendo observar o papel do machismo estrutural em seu atraso. Posto isso, pode-se inferir os obstáculos para a inclusão no Estado ao âmbito de antipatia pelas transformações da modernidade.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, observa-se a importância social da mudança de gerações para a evolução do pensamento tradicional, muitas vezes preconceituoso. Esse processo não é recente, a exemplo das vanguardas europeias, mas as conquistas das mulheres são. Tendo isso em vista, confere-se a indispensabilidade de focar no ensino dos mais jovens acerca do caráter desigual da instituição governamental.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, deve-se procurar incentivar a participação feminina na vida pública. Para isso, é fulcral a aprovação da criminalidade da misoginia pelo Senado e Câmaras e o incentivo ao apontamento e apoio de mulheres nos partidos. Visa-se, através de campanhas de suporte, o aumento de cargos estatais preenchidos por "elas". Maior representatividade política é uma consequência a ser estimulada. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |