[Sem título] - Banco de redações


A importância da participação da mulher na política

Enviada em: 12/03/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Os avanços na luta pela igualdade de gênero têm acontecido com muita lentidão no Brasil. No que diz respeito à participação feminina na política, pode-se observar uma grande disparidade entre a porcentagem de mulheres ocupando postos de toma de decisões quando comparado com a porcentagem de homens. Porém, para mudar essa situação, precisa-se tomar medidas que são impulsionadas desde cadeiras ocupadas por eles (Melhore a construção dessa discussão). Quebrar esse círculo vicioso é um assunto complexo que precisa participação dos meios de comunicação e da intervenção de órgãos nacionais e internacionais. (Melhore a contextualização do tema)

O primeiro fato a ser considerado é que, segundo o governo federal, no ano 2022 (Vírgula) a porcentagem de eleitoras no Brasil foi de 51,7%. Porém, a parcela de mulheres em postos de toma de decisões não é, nem de longe, proporcional: 17,7% deputadas federais, 18% nas Assembleia Legislativa dos Estados e das 81 cadeiras de Senado, só dez são ocupadas por mulheres. Estes números evidenciam um grande desequilíbrio na balança. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Por outra parte, embora a legislação brasileira prevê, dentre outros diretos, a participação de mínimo de 30% de mulheres nas candidaturas, existe uma brecha entre ditas leis e o que de fato acontece, isso porque muitas candidatas são vítimas de assédio político para coagi-las a desistirem, com frequência as cotas de participação são fraudadas e as verbas para as campanhas não são repassadas devidamente (Reestruture essa discussão), o que faz com que as candidatas não consigam exercer seus direitos à participação política. (Parágrafo frasal)

(Melhore a estratégia coesiva) Destaca-se que as decisões que visam garantir os direitos das mulheres neste quesito, (Sem vírgula) são tomadas nos postos de poder chefiados, na maioria dos casos, (Sem vírgula) por homens, quem geralmente não têm muito interesse em mudar a situação. Dessa forma, o círculo vicioso tem uma tendência a se perpetuar. Com a finalidade efetivar a participação da mulher na política brasileira e quebrar dito círculo vicioso, é necessário incrementar a vigilância tanto no que diz respeito ao cumprimento das leis existentes, quanto na formulação de uma nova legislação que punha as transgressões neste quesito; para isso, as Organizações Não Governamentais (ONGs) que lutam pelos direitos das mulheres, precisam recorrer ao Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) como órgão nacional, e à Organização das Nações Unidas (ONU) como órgão internacional, através de denúncias formais, bem como informar à população, usando os meios de comunicação, do que está acontecendo nesse quesito. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200