A participação das mulheres na política é uma pauta que está sendo debatida a há muitos anos, e uns dos dos direitos que conseguiram foi o do direito ao voto em 1932. Porém, desde aquela época até a sociedade atual, a participação das mulheres não está em pé de igualdade. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese com mais clareza)
Em primeiro plano, podemos ver que a participação no Congresso e no Senado é quase inexistente (Vírgula) comparando que mais de 50% da população votante é são mulheres, e que a participação delas no Congresso é de apenas 9%, e segundo o ranking a participação das mulheres no Brasil está atrás de países como Paquistão e Emirados Árabes Unidos. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, essa participação é muito por conta da legislação que exige que os partidos tenham pelo menos 30% de mulheres candidatas. (Truncamento) Porque se não fosse por isso a porcentagem de mulheres poderia ser muito menor do que já é.
(Boa estratégia coesiva) Diante disso, a participação de mulheres na política tem que ser incentivada, não só pelos partidos, investindo dinheiro na candidatura delas, mas também pela sociedade, isto é, incentivando a participação delas na política. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 80 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 560 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |