Conforme a Constituição de 1988, o Estado deve garantir os direitos de uma sociedade livre, justa e solidária. De maneira análoga à importância da participação de mulheres na política. Neste prisma destaca-se dois aspectos importantes: a sociedade machista e a minoria de mulheres que ocupam cargos eletivos. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise, evidencia-se a sociedade machista. Sob essa ótica, a sociedade brasileira é constituída pelo machismo, patriarcal, onde o homem pode ocupar o espaço que querer, enquanto a maioria das mulheres ocupam espaços privados (Explore essa discussão com mais clareza). Dessa forma, reflete a desigualdade entre o homem e a mulher dentro de uma sociedade.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é notório a minoria de mulheres que ocupam cargos eletivos. Desse modo, as mulheres representam um terço, perante a esses cargos. Como disse Confúcio (Dois pontos) "Aja antes de falar, e fale de acordo com seus atos.". (Sem ponto final) Consoante a isso, mulheres fazem manifestações para mudar o quadro de participação feminina e motivar outras mulheres.
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham ampliar a importância feminina na política. Dessa maneira, cabe ao governo do estados, (Sem vírgula) ressaltar as leis e as normas que possuem um poder relativo contra o preconceito feminino, por meio de mudanças e transformações no papel da mulher, a fim de que a luta pelos direitos femininos na sociedade não seja em vão. Somente assim, compreendemos a importância e a transformação gerada a partir da Constituição de 1988. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |