De Paulo Freire a Simone de Beauvoir, as mulheres devem ter acesso igualitário à educação e à política para que possam superar a subordinação imposta pela sociedade patriarcal. Todavia, no Brasil, a participação delas na política, (Sem vírgula) enfrenta muitos desafios. Porquanto, é necessário lutar contra entraves (Vírgula) tais como a discriminação e machismo e também a dificuldade de conciliar a vida política e a vida familiar.
Diante desse cenário, o desprezo pelas mulheres, (Sem vírgula) pode afetar a participação da mulher na política de várias maneiras. Nesse viés, Nísia Trindade Lima, socióloga brasileira, discute a questão do gênero na política brasileira e como as mulheres enfrentam desafios na busca pela igualdade de gênero na política. A ideia de Nísia está presente na sociedade brasileira, na medida em que o ódio e a misoginia ataca o ser feminino pela aparência física ou por desafiar a masculinidade tóxica. Logo, o ódio ou desprezo pelas mulheres na política brasileira gera impacto negativo para a participação delas na lida política.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a expectativa social de que o ser feminino cuide da casa e dos filhos confronta a exigência de dedicação e disponibilidade constante na vida política. Nessa lógica, Joan Tronto, socióloga americana, discute como as mulheres são encarregadas da responsabilidade na vida familiar, o que pode limitar sua participação na vida política. A ideia de Tronto não encontra resistência no Brasil, uma vez que a expectativa social de que elas cuidem da casa e dos filhos confronta a exigência de dedicação e disponibilidade constante na vida pública. Assim, enquanto dominar a ideia de que só as mulheres são responsáveis pelos aspectos emocionais da vida familiar, haverá limite da participação delas na vida política.
(Boa estratégia coesiva) É necessário, portanto, para tal, que as escolas – responsáveis pela conscientização social – devem promover projetos pedagógicos, por meio de ações de educação política para mulheres e de combate à violência política de gênero. Tais ações têm a finalidade de discutir a discriminação e machismo, mas também a dificuldade de conciliar a vida política e a vida familiar. Dessa forma, haverá, de fato, mecanismos para vencer os desafios da participação da mulher na política como quer Paulo Freire. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |